O Movimento Escoteiro foi criado, por essência, para ser um movimento voltado para o jovem, e também feito por eles, com o auxílio de adultos voluntários. Se chama movimento por estar sempre em constante transformação, acompanhando as mudanças da geração, mas sem perder seu propósito educacional.
Por meio de atividades variadas e atraentes, o Escotismo incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento. Por meio da vivência nas Unidades Escoteiras Locais, os jovens aprendem e tomam gosto por se envolverem com a comunidade, se transformando em verdadeiros líderes. Por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, os jovens são engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.
É no grupo escoteiro que o Escotismo verdadeiramente acontece. Quem aplica as atividades, dinâmicas e ajuda os escoteiros são os adultos voluntários, conhecidos por escotistas. Os jovens, por sua vez, são divididos conforme sua faixa etária para que o Programa Educativo possa ser trabalhado nas seis áreas de desenvolvimento: físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter, com base nas características individuais de cada fase.
Fundado em 1989, atualmente o Grupo conta com cerca de 80 membros, que promove reuniões todos os sábados entre as 14h30 e 17hs com brincadeiras e jogos que são utilizados como ferramentas para que as crianças e adolescentes aprendam sobre trabalho em equipe, vida ao ar livre, autonomia e respeito.
Além disso, são realizadas ações na comunidade, campanhas solidárias e, periodicamente, acampamentos que estimulam a autonomia e a convivência. Esses aprendizados se consolidam sem que os jovens percebam, enquanto dormem em barracas, arrumam suas mochilas, fazem a própria comida, entre outras atividades.